Em 1992 o brilhante Paul Dini criou com o traço de Bruce Timm a personagem Arlequina para série de Sucesso Batman: A Série Animada, mais precisamente no episódio 22º como uma mera figurante e seguidora do Coringa, inspirada na atriz Arleen Sorkin que lhe deu a sua voz original no desenho. Depois voltou a aparecer em outros episódios até se popularizar com os fãs e ser figura frequente.

arlequina-perfil

Da animação ela fez o caminho inverso e começou a participar das histórias em quadrinhos como a parceira do Coringa, com sua primeira série própria sendo publicada entre os anos de 2001 e 2003.

Hoje a personagem tem uma revista mensal publicada pela DC nos Estados Unidos com significativo sucesso e apelo junto aos fãs e também participa da revista Suicide Squad, ambas da fase dos “Novos 52”.

História de origem

Arlequina original de Paul DiniDesenho animado:  Harleen Quinzel foi sempre sexy e e uma ágil ginástica, conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Arkham e se formou em psiquiatria começando a trabalhar no Asilo Arkham, onde conheceu seu paciente Coringa pelo qual foi enganada com uma história de infãncia infeliz.  A partir daí começa ajudar diversas vezes o Coringa a fugir do Arkham até ser descoberta e é presa, após escapar da prisão se transforma em Arlequina (Harley Quinn) e com uma devoção gigantesca ao Coringa passa a ter um dos relacionamentos mais complexos do Universo DC, no qual ela é a única pessoa com o qual ele demonstrou sentir amor ainda que fosse distorcido com direito a agressões verbais e físicas.

Recentemente nos “Novos 52” sua origem foi atualizada e Harley teve o mesmo destino do Coringa caindo em um tonel de substâncias que a transforma igualmente ao seu querido “pudinzinho”.

 

Associações

harley-quinn-valentines-day-special-vol-1-1-retailer-variant-125317Harley além de namorada do Coringa fez amizade com outros personagens interessantes! Sua melhor amiga é a vilão Hera Venenosa com quem meia volta acaba tendo alguma histórias em conjunto, o interessante é que Hera é contra o romance da amiga com o Coringa pelos mal tratos que a companheira recebe. Hera chegou a dar para Harley um soro que melhora sua força e agilidade.

Harley já fez parte de várias formações recentes do Esquadrão Suicida normalmente ao lado do Pistoleiro, Capitão Bumerangue e outros sob o comando de Amanda Waller, sempre e missões visando diminuir os anos de sua pena.

Por um curto período de tempo ela também fez parte do Sexteto Secreto, grupo de anti-heróis e vilões da DC.

Curiosidades

  • Mia Sara como Harley Quinn em Birds of PreyA personagem foi a vilã principal da série Birds of Prey, durante toda a única temporada ela age como a doutora Harleen Quinzel (Mia Sara) manipulando os vilões contra o tio protagonista da série, até no final se revelar e usar seu (rídiculo) uniforme de Arlequina;
  • Na série Arrow a personagem estava com tudo engatilhado para estrear após o episódio de Esquadrão Suicída, mas devido aos planos da Warner com o filme que estreia este ano tudo foi abortado e ficamos apenas com um fala da personagem de costas dentro de sua cela;
  • Harley quase foi interpretada por nada menos que a contora Madonna nos anos 90 na sequência que Joel Schumacher iria dirigir para a Warner que previam após o vindouro sucesso de Arlequina em ArrowBatman & Robin.. pensando bem até que não foi tão ruim o fracasso do filme do Mr. Freeze não?

Agora a doutora Harleen Quinzel irá estrear em Esquadrão Suicida em agosto deste ano pronto para aumentar consideravelmente  sua quantidade de fãs mundo afora!

 

 

 

 

 

 

 

 

Padu on FacebookPadu on Twitter
Padu
Editor em LMMT