Em 1992 o brilhante Paul Dini criou com o traço de Bruce Timm a personagem Arlequina para série de Sucesso Batman: A Série Animada, mais precisamente no episódio 22º como uma mera figurante e seguidora do Coringa, inspirada na atriz Arleen Sorkin que lhe deu a sua voz original no desenho. Depois voltou a aparecer em outros episódios até se popularizar com os fãs e ser figura frequente.
Da animação ela fez o caminho inverso e começou a participar das histórias em quadrinhos como a parceira do Coringa, com sua primeira série própria sendo publicada entre os anos de 2001 e 2003.
Hoje a personagem tem uma revista mensal publicada pela DC nos Estados Unidos com significativo sucesso e apelo junto aos fãs e também participa da revista Suicide Squad, ambas da fase dos “Novos 52”.
História de origem
Desenho animado: Harleen Quinzel foi sempre sexy e e uma ágil ginástica, conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Arkham e se formou em psiquiatria começando a trabalhar no Asilo Arkham, onde conheceu seu paciente Coringa pelo qual foi enganada com uma história de infãncia infeliz. A partir daí começa ajudar diversas vezes o Coringa a fugir do Arkham até ser descoberta e é presa, após escapar da prisão se transforma em Arlequina (Harley Quinn) e com uma devoção gigantesca ao Coringa passa a ter um dos relacionamentos mais complexos do Universo DC, no qual ela é a única pessoa com o qual ele demonstrou sentir amor ainda que fosse distorcido com direito a agressões verbais e físicas.
Recentemente nos “Novos 52” sua origem foi atualizada e Harley teve o mesmo destino do Coringa caindo em um tonel de substâncias que a transforma igualmente ao seu querido “pudinzinho”.
Associações
Harley além de namorada do Coringa fez amizade com outros personagens interessantes! Sua melhor amiga é a vilão Hera Venenosa com quem meia volta acaba tendo alguma histórias em conjunto, o interessante é que Hera é contra o romance da amiga com o Coringa pelos mal tratos que a companheira recebe. Hera chegou a dar para Harley um soro que melhora sua força e agilidade.
Harley já fez parte de várias formações recentes do Esquadrão Suicida normalmente ao lado do Pistoleiro, Capitão Bumerangue e outros sob o comando de Amanda Waller, sempre e missões visando diminuir os anos de sua pena.
Por um curto período de tempo ela também fez parte do Sexteto Secreto, grupo de anti-heróis e vilões da DC.
Curiosidades
A personagem foi a vilã principal da série Birds of Prey, durante toda a única temporada ela age como a doutora Harleen Quinzel (Mia Sara) manipulando os vilões contra o tio protagonista da série, até no final se revelar e usar seu (rídiculo) uniforme de Arlequina;
- Na série Arrow a personagem estava com tudo engatilhado para estrear após o episódio de Esquadrão Suicída, mas devido aos planos da Warner com o filme que estreia este ano tudo foi abortado e ficamos apenas com um fala da personagem de costas dentro de sua cela;
- Harley quase foi interpretada por nada menos que a contora Madonna nos anos 90 na sequência que Joel Schumacher iria dirigir para a Warner que previam após o vindouro sucesso de
Batman & Robin.. pensando bem até que não foi tão ruim o fracasso do filme do Mr. Freeze não?
Agora a doutora Harleen Quinzel irá estrear em Esquadrão Suicida em agosto deste ano pronto para aumentar consideravelmente sua quantidade de fãs mundo afora!