Hal Jordan é o hoje o principal Lanterna Verde do Universo DC, ao contrário de Alan Scott ele é membro da Tropa dos Lanternas Verdes.

hal-jordan-lanterna-verde

Em 1959 Gil Kane e John Broome trouxeram o personagem Lanterna Verde de volta aos quadrinhos da DC em nova roupagem, desta vez na chamada Era de prata dos quadrinhos.

Hal Jordan era um piloto de testes quando foi sequestrado junto de seu avião e levado até o deserto onde foi ao encontro do alienígena Abin Sur, mebro da Tropa dos Lanternas verdes que estava a beira da morte. Sem tempo para muitas explicações Abin Sur passou seu anel para Hal e faleceu logo depois lhe incubindo de proteger o setor espacial 2814 onde a terra se localizava. Hal precisou aprender a entender o funcionamento do anel sozinho, onde após problemas com o vilão Legião acabou ficando amargurado depois da perseguição matar um amigo e pessoas inocentes.

Hal Jordan encontra Abin Sur

Hal foi para OA, planeta da Tropa e foi treinado por Kilowog e Sinestro que futuramente passaria a ser seu principal vilão.

Junto de Superman, Mulher-Maravilha, Batman, Flash, Aquaman ele foi um membro fundador da Liga da Justiça original.

Um de seus principais parceiros nos quadrinhos foi o Arqueiro Verde, no qual protagonizou o famoso arco pelas mãos de Denis O’Nel e Neal Adams no qual cai na estrada sem utilizar os poderes em histórias com foco em racismo, tráfico de drogas e inclusive descobrem que Ricardito o ajudante do Arqueiro é um viciado.

Com o passar das décadas, Hal Jordan se transformou em um personagem antiquado com cabelos brancos onde seu título não vendia mais tanto como antigamente, então nos anos 90 a DC resolveu repaginar o personagem com uma mudança drástica e na época aparentemente irreversível.

Crepúsculo Esmeralda

Hal enlouquece e mata os lanternas para pegar seus aneisApós uma missão fora da terra, ao retornar Hal descobre que sua cidade Coast City foi destruída pelos vilões Mongul e Super Ciborgue durante o arco “O Retorno do Super-Homem”. Desesperado ele vai até os Guardiões do Universo pedir para que eles intercedam e tragam de volta os mortos e sua cidade. Com a negativa dos anões Hal enlouquece e mata os Guardiões e absorve todo o poder da bateria Central de OA, no processo assassinando vários Lanternas Verdes, ex-companheiros que tentaram impedi-lo, inclusive em uma última cartada tirando a vida de Kilowog e Sinestro.

Um guardião consegue sobreviver e dar o último anel para aquele que passaria a ser o novo e único Lanterna Verde pela próxima década: Kyle Rayner.

Zero Hora

Parallax tenta refazer o universo a sua imagemAgora com poder suficiente para trazer sua cidade e a vida de seus amigos de voltas, Hal percebe que pode fazer muito mais do que isso, e agora com a bagagem e motivações de um verdadeiro vilão enlouquecido decide refazer a história do universo, mas é impedido pelos outros heróis.

A Noite final e o Devorador de Sóis

Um ser chamado de “devorador de sóis” ao tentar engolir nossa estrela e acabar com a vida na Terra é impedido em um último ato de redenção de Hal que se sacrifica para impedir e salvar a todos, o que poderia ser um final digno para o personagem.

 

 

 

Hal vira o hospedeiro do EspectroEspectro

A alma de Jordan acaba se fundindo com a do personagem Espectro que havia ficado sem um hospedeiro e volta a ser um personagem recorrente nas histórias da DC com o espirito vingador.

Lanterna Verde – Renascimento

Hal retorna triunfante em Lanterna Verde: RenascimentoEm 2004 Geoff Johns com desenhos de Ethan Van Sciver  resolveu justificar toda a loucura de Hal como Parallax estabelecendo que na verdade ele havia sido dominado por uma entidade do Medo quando sua cidade foi destruída devido a sua vulnerabilidade naquele momento.

Com a ajuda do atual lanterna Kyle Rayner, Guy Gardner, John Stewart e outros heróis Hal voltou a vida, se livrou do domínio da entidade Parallax e retomou sua vida como Lanterna Verde se livrando do peso de todos os problemas que havia causado.

No processo a Tropa dos Lanternas Verdes foi trazida de volta, assim como vários Lanternas que haviam sido dado como mortos em Crepúsculo Esmeralda, e foi nessa saga que foi estabelecida as cores do espectro emocional.

 

Leitura obrigatória do personagem:

  • Grandes Clássicos DC: Lanterna Verde
  • Lanterna Verde e Arqueiro Verde: Heróis Sem Destino
  • Lanterna Verde: Crepúsculo Esmeralda
  • O Retorno do Super-Homem
  • Zero Hora
  • A Noite Final
  • Lanterna Verde: Renascimento
  • A Guerra dos Anéis
  • A Noite mais Densa

 

Fontes:
http://legiaodosherois.virgula.uol.com.br/lista/arquivos-legionarios-guia-basico-de-hal-jordan-o-lanterna-verde.html
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/lanterna-verde-ii-(harold-hal-jordan)/31
http://www.guiadosquadrinhos.com/personagem/parallax-i-(hal-jordan)/2384
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hal_Jordan

Padu on FacebookPadu on Twitter
Padu
Editor em LMMT